Thaís

Significado do Nome Thaís

Thaís: Significa “aquela que é contemplada com admiração”, “aquela que é contemplada pela sua formosura”.

O nome Thaís tem origem no grego Thais, que significa “contemplada com admiração” ou “contemplada pela sua formosura”, e chegou até nós através do latim.

Trata-se de um bonito nome que carrega consigo os atributos de encantamento que possivelmente receberão as meninas registradas com o mesmo.

Tornou-se popular através da variante francesa Taïs, do romance de mesmo nome do escritor francês Anatole France. O romance é baseado na vida de uma meretriz egípcia convertida ao Cristianismo, a qual fascinava a todos com a sua beleza.

A figura da bela cortesã egípcia se transformou em Santa Thaís, pois após se converter ao Cristianismo, Thaís queimou suas roupas caras, bem como suas joias, e fez penitência durante três anos. Nesse período, Thaís dormia no chão e se alimentava apenas com pão e água.

Passou a cuidar dos pobres e doentes, a quem se acreditava que era capaz de curar. A igreja comemora sua festa no dia 8 de outubro.

É um nome feminino bastante popular no nosso país. As suas portadoras podem ser afetivamente chamadas de Tata ou Tatá.

Apresenta como variantes Taís (sem h), bem como Taísa ou Taíssa.

Origem do Nome Thaís

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Thaís

Thaís

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.