Tabita

Significado do Nome Tabita

Tabita: Significa “gazela”, “mulher elegante e ágil”.

Tem origem aramaica e chegou à língua portuguesa a partir do nome em latim Tabitha. Tabita, em aramaico significa “gazela”, um animal que se destaca pela elegância, bem como pela velocidade e que era adorado pelos egípcios. 

Tabita é uma personagem bíblica que se tornou popular após a Reforma Protestante. Era uma boa mulher, conhecida por ajudar o próximo que morreu após adoecer e foi ressuscitada por Pedro:

E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.” (Atos 9, 36)

Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.” (Atos 9, 40)

Trata-se de um bonito nome que reflete a elegância e a agilidade da gazela. Em virtude dessas características, o significado do nome pode ser estendido para “mulher elegante e ágil”.

As pessoas registradas com esse nome predominantemente feminino podem ser afetivamente chamadas de “Tabby” ou “Tatá”.

São suas variantes gráficas Tabitha, Tabhitha, Tabbytha. Tabatha, Tábata, Tabbatha são também formas variantes e, inclusive, as mais populares no Brasil. Em grego, esse nome é traduzido para Dorcas.

Origem do Nome Tabita

Origem: Aramaica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Tabita

Tabita

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.