Susana

Significado do Nome Susana

Susana: Significa “lírio”, “açucena” ou "pureza".

Susana tem origem a partir do hebraico Shoshannah, derivada da palavra shoushan, que quer dizer literalmente “lírio” ou “açucena”.

Alguns etimologistas acreditam que a versão hebraica possa ter se originado a partir do termo egípcio sšn, que significa "lótus". 

O lírio é uma flor originada da Europa, Ásia e América do Norte, e algumas de suas espécies também são chamadas de açucena.

Na tradição popular, os lírios sempre foram considerados um símbolo de "pureza", sendo este significado, portanto, associado ao nome Susana. 

Susana é o nome de uma personagem mencionada no Antigo Testamento da Bíblia (Daniel 13:1), como uma mulher que foi injustamente acusada de cometer adultério.

O nome Susana foi encontrado em Portugal em documentos datados do século X e surgiu na Inglaterra por volta do século XIII.

Foi bastante utilizado na Idade Média, principalmente para homenagear a personagem bíblica que teria sido acusada injustamente de adultério, mas só foi popularizado a partir do século XVII, através das variantes Susanney, Shusa e Shusanna.

A versão inglesa Susan só passou a ser comum após a Reforma Protestante. Os judeus passaram a utilizar este nome, assim como Sandra e Shirley, para substituir Shayna, que começa com a mesma letra.

As pessoas batizadas com este nome normalmente recebem alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares próximos, como Susa, Susan, Su ou Suzi, por exemplo.

No Brasil, uma das personalidades mais famosas com este nome é a atriz Susana Vieira.

Origem do Nome Susana

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Susana

Susana

Derivações do Nome Susana

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.