Silas

Significado do Nome Silas

Silas: Significa “habitante da floresta”.

Tem origem no grego Sílas, uma contração de Silouanos que corresponde ao latim Silvanus, que deu origem a Silvano, nome derivado da raiz silva que quer dizer “floresta” e significa literalmente “habitante da floresta”. Algumas fontes o relacionam com o aramaico siba, que quer dizer “o desejado”.

É provável que, de acordo com a primeira acepção, o nome tenha sido utilizado inicialmente para designar as pessoas que vivam na floresta ou trabalhavam nela. Segundo a mitologia romana, Silvano era o deus dos campos e das florestas.

É nome de um personagem bíblico citado no Novo Testamento como um cidadão romano que se tornou dos companheiros de São Paulo em suas viagens.

Surgiu na Inglaterra antes da Reforma Protestante, mas não foi muito utilizado como um nome inglês até o século XVII, quando se tornou muito comum, principalmente entre os puritanos, também através da variante Silvanus.

Origem do Nome Silas

Origem: Grega, Latina, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Silas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.