Samanta
Significado do Nome Samanta
Samanta: Significa “limite”, “término”, “a que está presente em todas as partes”, “universal”, “flor com o nome é Deus”.
Elegante, imponente e cheio de personalidade, o nome feminino Samanta tem muitas possibilidades de origem e, por extensão, muitos significados distintos associados a ele.
O nome Samanta pode ter origem a partir do sânscrito samanta, que deriva das raízes Sa, que significa “laço”, “aderência” ou “o que reúne”; Ma, relativo ao “tempo”, “a medida”; e Ta, que quer dizer “força”, “conservação”, “ação de transpassar”. A partir desta raiz, o significado deste nome seria literalmente: “o limite”, “término” e, por extensão, “presente em todas as partes” ou “universal”.
Há ainda algumas fontes que o relacionam como uma variante feminina de Samuel, a partir da combinação dos elementos Sam, de Samuel, mais o termo antha (do grego anthos) que quer dizer “flor”. Samuel vem do hebraico Shemu’el, que quer dizer literalmente “seu nome é Deus” e, de acordo com esta origem, o nome Samanta poderia significar “flor com o nome de Deus”.
Popularidade do nome Samanta
O nome Samanta na sua versão Samantha foi popularizado nos Estados Unidos em meados do século XVIII, especialmente entre os descendentes de africanos. Ganhou uma nova onda de popularidade neste país por influência da personagem principal da série de televisão “A Feiticeira”, exibida nos Estados Unidos entre os anos de 1964 e 1972.
Atualmente a versão Samanta pode ser encontrada com maior quantidade de registros no Brasil, na Índia, em Bangladesh, na Argentina e no México.
As pessoas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Samy ou Sam.