Romeo

Significado do Nome Romeo

Romeo: Significa “romeiro”, “aquele que viaja para lugares santos”.

Romeo é um nome de origem italiana e religiosa. Surge como Romeu, que literalmente significa “romeiro”.

Inicialmente era atribuído aos filhos de pessoas devotas que participavam em viagens de cunho religioso, de modo que poderia assumir o sentido de “filho dos peregrinos”.

Há fontes que indicam a possibilidade de significar “peregrinação à Roma”.

Na língua portuguesa sua utilização data do século XIII, sendo encontrado em obras literárias dessa altura e também em obras do século XIV.

Personalidades

Romeo Neri (1903-1961) é o nome de um atleta olímpico italiano. Trata-se de um ginasta que ganhou três medalhas de ouro em 1932 nas Olimpíadas de Verão em Los Angeles.

O personagem mais conhecido com a variante Romeu é, sem dúvida, o par de Julieta. Romeu e Julieta é umas das tragédias mais conhecidas de William Shakespeare.

Popularidade

Nome comum entre italianos e espanhóis, no Brasil Romeu é a forma gráfica mais comum, a qual conta com quase 19 mil registros.

Na forma Romeo eram apenas 737 os seu portadores brasileiros, conforme dados do Censo Demográfico 2010. Era o  estado do Rio Grande do Sul que apresentava a maior taxa de incidência.

Variantes

Na língua italiana também pode ser utilizado na forma Romèo. Em francês, a forma mais comum é Roméo.

Origem do Nome Romeo

Origem: Italiana, Espanhola

Outras Informações do Nome Romeo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.