Plínio

Significado do Nome Plínio

Plínio: Significa "pleno", "cheio", "completo", "rico", "abundante".

O nome Plínio vem do latim Plinius, o qual tem origem na palavra plenus, que quer dizer literalmente "pleno, cheio, completo". Por extensão, a ele é atribuído o significado de "rico, abundante".

Há fontes que relacionam a origem do nome Plínio com o grego plinthos, que significa "lousa, ladrilho", todavia, não se pode afirmar a veracidade dessa informação.

Trata-se de um bonito nome masculino que reflete a condição de plenitude e abundância.

O nome foi difundido inicialmente por influência de dois escritores romanos vividos no século I: Plínio, o Velho e Plínio, o Jovem.

O nome completo de Plínio, o Velho era Caio Plínio Segundo (23-79) e ficou conhecido pela obra Naturalis Historia, em português "História Natural". Dividida em 37 volumes, a obra literária destacou-se como uma enciclopédia e um dos melhores textos da Idade Antiga.

Plínio, o Jovem, era Caio Plínio Cecílio Segundo (61-114), sobrinho-neto do Velho. Ele foi um cientista e historiador romano que se tornou conhecido pelos relatos sobre a erupção do Vesúvio em 79 d.C. O seu relato foi considerado o mais importante documento sobre o ocorrido, no qual morreu o seu tio-avó.

Tem variantes em várias línguas, como por exemplo: Plinio (sem acento), em espanhol; Pline, em francês, e Plínij, em russo. Sua forma feminina é Plínia.

Origem do Nome Plínio

Origem: Latina

Outras Informações do Nome Plínio

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.