Oliveira

Significado do Nome Oliveira

Oliveira: Significa “árvore que produz a oliva”, “cultivadores de oliveira”, “local cheio de oliveiras”.

Oliveira é um bonito e importante nome de família português que tem origem a partir do latim olea, o mesmo que oliveira, em português - designação da árvore que produz azeitona.

 A simbologia da oliveira denota paz, fecundidade, glória e vitória, significados que são, assim, transmitidos às pessoas que recebem este sobrenome.

Sua origem remete tanto para características toponímicas - sugerindo que o local onde o primeiro membro de família recebeu esse nome era circundado por árvores de oliva -, como para o ofício respeitante ao cultivo das mesmas árvores. Os proprietários de grandes porções de terra onde as plantas eram cultivadas, bem como os que nela trabalhavam, eram chamados “oliveiras” (ocupação importante tendo em conta a importância do azeite de oliva).

Outra possibilidade de origem seria judaica. Assim, numa tentativa de disfarçar os seus nomes, ao chegar a Portugal, os marranos (judeus forçosamente convertidos ao Catolicismo) teriam adotado esse nome para que não fossem perseguidos.

Pedro de Oliveira, fidalgo português, teria sido a primeira pessoa a adotar esse nome.

No nosso país, Juscelino Kubitschek (1902-1976), o presidente do Brasil que ficou conhecido como "senhor simpatia", tinha o sobrenome Oliveira.

Apresenta como variantes: Oliva, Olival, Oliver, Olivares ou Olivera, sua versão espanhola.

Origem do Nome Oliveira

Origem: Latina, Portuguesa

Locais com o Nome Oliveira

Outras Informações do Nome Oliveira

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.