32 nomes masculinos que terminam com A

Átila, Noa e Nicola são alguns nomes masculinos que terminam com “a” e que podem ser encontrados com grande facilidade no Brasil.

Também encontramos nomes que originalmente terminam com “n” e que ganharam variantes através do acento til (~). Natã, Renã e Ivã são alguns exemplos desses nomes que também são terminados com “a” e que possuem grande incidência de registros em nosso país.

Átila

O nome masculino Átila tem origem a partir do nome Attila, nome gótico (língua falada pelos godos). Ele surge a partir da palavra atta, que significa “pai”. Essa palavra combinada com o sufixo diminutivo "la", dá origem ao significado de "paizinho".

Joshua

O nome Joshua é mais encontrado em países anglófonos, ou seja, que possuem o inglês como principal língua falada. Joshua é a variante inglesa do nome Josué e significa “Deus é a salvação” ou “Deus é auxílio”.

Nicola

Nicola é uma variante italiana do nome grego Nikolaos. Ele carrega os significados de "povo vitorioso" ou "vitória do povo".

Noa

Noa é um nome bíblico que tem origem hebraica. Ele surge a partir da forma Noah e significa “descanso”, “repouso”, “consolação”, “de longa vida”.

Djalma

O nome masculino Djalma, apesar de possuir uma maior quantidade de registros no Brasil, foi originado a partir de um nome islandês. Ele possui os fortes significados de “capacete do exército”, “proteção”; “aquele que protege”, “aquele que tem capacidade para apoiar”, “aquele que é capaz de dar auxílio”.

Akira

Muito popular no Japão, o nome Akira quer dizer “brilhante, talentoso”, “luminoso”, “iluminado”, “leis, normas” ou “excelente outono”.

Koda

Koda é um nome masculino com duas possibilidades de origem. A partir das línguas nativas norte-americanas, ele significa “amigo”, “companheiro”. Outra origem do nome Koda é a partir do japonês 香田, com o significado de “arroz em casca de felicidade”.

Luca

Luca é uma variante italiana do nome de origem grega Lucas. Ele significa “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante” ou “o habitante da Lucânia".

Ezra

O nome masculino Ezra pode ser encontrado com maior incidência em países africanos, como o Quênia, a Tanzânia e a Nigéria. Ele é a forma original do nome hebraico Esdras e significa “socorro”, “ajuda”, “auxílio”.

Dakota

O nome Dakota surgiu a partir do dialeto da tribo de índios nativos da América do Norte que é conhecida como Dacota. Apesar de ser encontrado com maior proeminência como nome masculino, ele é considerado um nome neutro. Dakota significa “amigo”, amigável” e “aliado”.

Renã

Renã é uma variação do nome Renan, que possui várias possibilidades de origem. Renã pode significar “amigo”, “companheiro”, “misterioso” ou “foca”.

Cauã

Cauã é um nome brasileiro de origem indígena que significa “gavião” ou “falcão”.

Natã

O nome masculino Natã é uma variante de Natan, que surgiu a partir do hebraico Nathan e significa “presente", "dádiva" ou "dom".

Ivã

O nome Ivã é considerado uma variante do popular nome de origem hebraica João. Ele significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Jonata

Variação do nome de origem hebraica Jônatas, esse nome significa "dado por Deus", "dádiva divina" ou “amigo inabalável”.

Aruna

O nome Aruna tem origem sânscrita, antiga língua indiana. Ele carrega os significados de “castanho avermelhado”, “aurora”, “o nascente”, “o nascer do dia”, “o começo” e “esperança”.

Matia

Matia é uma variação do nome de origem hebraica Matias, que por sua vez, apresenta a mesma raiz etimológica do nome Mateus. Ele significa "oferta de Deus" e "presente de Deus".

Isaia

Isaia é uma variação gráfica do nome de origem hebraica Isaías, que significa "salvação do Senhor", "Jeová é salvação", "o Eterno salva".

Áquila

O nome Áquila tem origem a partir do latim e significa “águia”. Este nome masculino faz referência a muitos personagens históricos. Entre eles, destaca-se o personagem bíblico Áquila, que era fabricante de tendas e marido de Priscila.

Santana

Santana é um nome de família originário da Península Ibérica que possui os significados de "Santa Ana", "avó de Cristo" ou "santa abençoada". Como nome próprio masculino, Santana aparece com maior incidência em países como o México, a Angola e a Venezuela.

Jeová

Jeová é um nome de origem hebraica. Ele é uma variação do nome bíblico Javé e significa "Eu sou quem sou", "Deus" ou "aquele que traz à existência a tudo que existe".

Cainã

O nome Cainã, também conhecido por sua variante Cainan, tem origem a partir das palavras em hebraico Qênān e Qêynân que significam “posse” ou "possessão". Por extensão, Cainã carrega os significados de “aquele que adquire" e “possuidor”.

Judá

Judá tem origem a partir do hebraico Yehudah, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “louvado”, “glorificado” ou “exaltado”.

Naamã

O diferente nome masculino Naamã aparece como alguns personagens descritos nas Escrituras Sagradas. Ele tem origem hebraica e significa “agradável”.

Rudá

Rudá é um nome de origem indígena brasileira que faz referência a uma divindade. De acordo com a mitologia indígena, Rudá era a “divindade do amor”.

Josafá

Josafá ou Josefat é a forma abreviada do nome Jeosafá, que surgiu a partir do hebraíco. De origem bíblica, ele significa "Jeová (Deus) é juiz" ou "Reinou em Judá".

Mota

No Brasil, Mota é um popular sobrenome de família. Contudo, ele também é utilizado como nome próprio masculino em países como a Índia, a Etiópia e a África do Sul.

Gianluca

O nome Gianluca surgiu na Itália no século XVIII. Ele é a combinação dos nomes de origem italiana Gian e Luca e significa "dom do Senhor", "Deus é cheio de graça" e "Deus é misericordioso e iluminado".

Itagiba

De origem brasileira, os significados associados ao nome Itagiba são “forte abraço” ou “como pedra”. Este é também o nome de um município da Bahia chamado Itagibá (acentuado).

Tupã

O nome Tupã tem origem indígena brasileira e significa “progenitor”.

Simba

Simba é um nome de origem africana. O nome ficou popular por ser o personagem principal do filme da Disney "O Rei Leão" (1994). Os significados do nome Simba são “força” e “leão”.

Ubiratã

A origem do nome Ubiratã é a partir do idioma indígena tupi. Ele significa "lança forte", "pau rijo" ou "tacape forte". Esse era o nome dado pelos índios ao pau-ferro.

Veja também: