Miriam

Significado do Nome Miriam

Miriam: Significa “senhora soberana” ou “a vidente”.

Miriam pode ser considerado uma variante de Maria, oriundo do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “vidente”.

Alguns estudiosos ainda atribuem a origem do hebraico Myriam a união dos termos egípcios mry, que significa “amada” ou “amor”.

Etimologicamente, ainda existe outra versão que sugere que o nome Myriam teria surgido a partir das palavras assírias Yamo Mariro​, significando "oceano azedo" ou "ácido" no idioma aramaico assírio. 

Em hebraico, Miriam era o nome original de Maria, a mãe de Jesus, uma das personagens mais famosas da bíblia sagrada cristã. Citada diversas vezes no Novo Testamento da bíblia, esta é considerada uma das santas mais veneradas pelo cristianismo.

Este nome, por ter sido muito difundido, antes mesmo da época de Jesus Cristo, é possível também que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

Outra personalidade história bastante conhecida com este nome foi a profetisa Miriam (ou Miriã), a irmã mais velha do profeta Moisés e Arão, citada no Antigo Testamento da bíblia sagrada.

No Brasil, Miriam é um nome feminino bastante comum, assim como algumas variantes deste nome, como Myriam. 

Origem do Nome Miriam

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Miriam

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.