Maria Heloísa

Significado do Nome Maria Heloísa

Maria Heloísa: Significa “senhora soberana saudável”, “mulher pura saudavelmente larga”, "senhora soberana e célebre guerreira".

Maria Heloísa é um nome composto por dois nomes de origens diferentes, Maria e Heloísa. Assim, o seu significado resulta do sentido que ambos os nomes carregam.

Apesar de incerta, a origem do nome Maria é possivelmente o hebraico Myriam, que significa "senhora soberana". 

Outras possibilidades apontam para o sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza, a virtude, a virgindade”.

Heloísa tem origem no germânico Helewidis. É formado pela junção dos elementos heil, que significa "saudável", e wid, que significa "larga, da qual resulta o significado “saudável" ou "saudavelmente larga”.

Há autores que atribuem a sua origem como uma forma feminina de Aluísio. Este, do germânico Hlodoviko significa "célebre guerreiro". Isso porque os elementos que formam esse nome (hlot e wig) significavam respetivamente "célebre, ilustre" e "batalha, guerra".

É bastante comum que o nome Maria forme composto com outros nomes. No caso de Maria Heloísa é, sem dúvida, um exemplo de uma composição que carrega um significado muito bonito. 

As meninas registradas com esse bonito nome feminino podem ser afetivamente chamadas de Helô.

Maria Heloísa Penteado (1919-2014) é o nome de uma escritora brasileira de livros infantis.

Origem do Nome Maria Heloísa

Origem: Hebraica, Germânica

Outras Informações do Nome Maria Heloísa

Maria Heloísa

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.