Luz

Significado do Nome Luz

Luz: Significa “a que ilumina”, “iluminada”, “luminosa”, “esclarecida”.

O nome Luz tem origem do latim. Surge da palavra lux, que significa literalmente “lux”, a partir da raiz lyke, luc, luk, de modo que, por extensão, tem o sentido de “a que ilumina”, “iluminada”, “luminosa”, “esclarecida”.

É um nome classificado como espanhol, em decorrência da sua popularidade nos países de língua espanhola, especialmente na Espanha. É também considerado um nome religioso. 

O nome surgiu na Espanha para nomear a virgem Maria, uma vez que a igreja católica lhe atribui uma série de títulos, um dos quais é o de “Nossa Senhora da Luz”.

No nosso país o seu uso mais frequente é como sobrenome, bem como termo afetivo para pessoas registradas como Luzia ou Lúcia, os quais partilham do mesmo significado.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente feminino como primeiro nome. Ele carrega a simbologia da luz e, possivelmente, pode reportar às pessoas assim chamadas os atributos de iluminação, inteligência, esclarecimento, entre outros.

Origem do Nome Luz

Origem: Latina, Espanhola

Outras Informações do Nome Luz

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.