Júnior

Significado do Nome Júnior

Júnior: Significa "jovem", "o mais novo" ou "filho do pai".

Júnior tem origem do latim, vem de juvenis, que literalmente significa "jovem" ou "o mais novo". É utilizado normalmente, mas não apenas, quando o filho tem o mesmo nome do pai ou do avô, com o objetivo de os diferenciar.

Muito utilizado no inglês, especialmente nos Estados Unidos da América, significa também "criança". Apesar de na sua origem ter começado como um simples apelido ou sobrenome, no Brasil é muito comum o seu uso como nome próprio. É usado algumas vezes na sua forma abreviada "Jr." São comuns as versões com e sem acento ortográfico.

Trata-se de um bonito nome predominantemente masculino que reflete o orgulho e a alegria paterna, que resulta no desejo de designar o seu filho tal como o pai ou, como o avô. Pode, ainda, ser usado como homenagem de uma geração.

As pessoas que recebem esse nome costumam ser afetivamente chamadas pelo apelido "Ju" ou "Juninho".

Júnior é antônimo de sênior. As turmas ou equipes “juniores” apresentam concorrentes mais jovens que as “seniores” e, em um contexto profissional, a palavra júnior é utilizada para designar a pessoa que está começando a exercer alguma atividade, cargo ou função em uma empresa, possuindo pouca experiência.

Origem do Nome Júnior

Origem: Latina

Outras Informações do Nome Júnior

Júnior

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.