Joice

Significado do Nome Joice

Joice: Significa “elogio” ou “senhora”.

Joice tem origem a partir do hebraico Jude, que deriva do latim Jodocus, que significa literalmente “elogia”.

Joice é considerado o nome de um santo católico.

O nome surgiu a partir das versões medievais JosseGoce, e tem a variante inglesa Joyce adotada para designar ambos os sexos.

A versão masculina foi introduzida na Inglaterra após a conquista normanda, influenciado por um santo bretão do século VII.

Em virtude desta influência, há autores que relacionam a origem de Joice com o termo bretão iodoc, que quer dizer “senhor”. Acreditam que este elemento deu origem ao nome Iudocus, mais tarde ao latim Judocus.

Foi um nome muito comum na Inglaterra medieval, caindo em desuso por volta do século XIV, sendo reavivado no século XVII, principalmente através da variante feminina.

No final do século XIX tornou-se ainda mais popular, influenciado pela novela “In the Golden Days” de 1885, da escritora inglesa Edna Lyall.

Quando ressurgiu como um nome feminino, teve o seu significado associado à “alegria” ou “alegrar-se”, provavelmente pela semelhança com a palavra inglesa medieval joise, que tem este significado.

Apesar da atribuição, este termo não tem relação com sua origem, visto que o nome já tinha surgido séculos antes desta associação.

As pessoas batizadas com este nome costumam receber muitos apelidos carinhosos, como Joy, Jojo ou Jois, por exemplo.

Origem do Nome Joice

Origem: Hebraica, Latina, Bretã

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Joice

Joice

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.