Jessé
Significado do Nome Jessé
Jessé: Significa “rei”, "presente de Deus", "Deus existe".
Forte e imponente, o nome masculino Jessé apresenta algumas possibilidades de origem e, portanto, diferentes significados associados a ele.
Jessé pode ter surgido através das palavras em hebraico Yishay, que significa “rei” ou “presente de Deus”, ou a partir de Yoshái, que significa “Deus existe”. Estas palavras foram ainda repassadas para diversos idiomas ao longo da história, como para o grego Iessaí, para o siríaco Eshai e para o latim Issai.
O nome Jessé na Bíblia Sagrada
Jessé é o nome de um personagem bíblico, mencionado no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada como o pai do Rei Davi, do qual Jesus Cristo era descendente.
Natural de Belém, o personagem Jessé era filho de Obede e neto de Rute. Também era descendente de Judá, filho do popular personagem Jacó.
“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.”
Isaías 11:1
Popularidade do nome Jessé
O nome Jessé passou a ser utilizado como um nome inglês apenas após a Reforma Protestante e foi muito comum no século XVIII entre os puritanos ingleses.
Atualmente, este nome pode ser encontrado com maior quantidade de registros em países como Angola, Brasil, Portugal, África do Sul e Canadá.
Uma das personalidades mais conhecidas com este nome em nosso país foi o cantor e compositor carioca Jessé Florentino Santos (1952-1993), que ficou marcado na história da música brasileira apenas com o nome de Jessé.