Janaina

Significado do Nome Janaina

Janaina: Significa "protetora do lar", "deusa do mar", "rainha do mar", "mãe dos peixes" "sereia dos rios" ou "variante de Iemanjá".

Janaina é considerado um dos nomes de Iemanjá, segundo as tradições dos cultos afro-brasileiros.

É um orixá que simboliza a divindade do mar. "Deusa do mar", "rainha do mar" ou até "mãe dos peixes" são alguns dos significados atribuídos ao nome.

Iemanjá se originou a partir do idioma ioruba Yemoja​, uma contração da expressão Yeye mo oja, que possui o significado relativo à "mãe dos peixes". 

No entanto, existem outras diferentes teorias sobre o significado do nome Janaina. Alguns pesquisadores acreditam que teria se originado a partir do sincretismo de crenças e lendas africanas e indígenas.

Algumas lendas contam que Janaina era uma bela cabocla que teria nascido na tribo dos Goitacás, na região sul do atual estado do Espiríto Santo. 

Além do título de "deusa do mar" e "rainha dos peixes", Janaina também seria a protetora das donas de casa, sendo chamada de "rainha do lar".

Outra hipótese sugere que Janaina seria uma adaptação do nome português "jana" que, em Portugal e algumas regiões da Espanha, são conhecidas por seres mágicos, conhecidas como fadas dos rios ou sereias. 

No Brasil, Janaina é um nome feminino muito comum, porém é mais utilizado a versão acentuada - Janaína. 

Pessoas batizadas com este bonito nome predominantemente feminino podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares como Jana. 

Origem do Nome Janaina

Origem: Indígena, Africana

Outras Informações do Nome Janaina

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.