Imaculada

Significado do Nome Imaculada

Imaculada: Significa "imaculada", "sem mácula", "sem mancha", "pura".

É um nome de origem religiosa, derivado do latim immaculata, e quer dizer literalmente "imaculada", por extensão, "sem mácula, sem mancha, pura".

Trata-se de um nome feminino, que carrega consigo atributos de inocência, honestidade, integridade.

Normalmente o nome Imaculada é dado a meninas como homenagem e consagração à Maria, mãe de Jesus, fazendo referência à "Imaculada Conceição", que tem o mesmo sentido que concepção de Jesus. Isso porque Conceição, do latim conceptus, significa “fruto”, “concepção”.

Segundo o dogma católico, Maria não só era virgem quando deu à luz, como também viveu uma vida completamente livre de pecado - crença que não é partilhada por outras igrejas cristãs - de modo que o nome tem recorrência especialmente entre os católicos romanos e não entre os ortodoxos.

A igreja comemora a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que é padroeira de Portugal, no dia 8 de dezembro. Essa data foi definida em 1476 pelo papa Sisto IV.

O nome pode ser utilizado na composição de nomes compostos, tal como Maria Imaculada.

Também utilizado entre os espanhóis, o nome assume a forma Inmaculada, enquanto curiosamente em Portugal, o nome consta na lista de palavras proibidas de serem utilizadas em nomes próprios.

Origem do Nome Imaculada

Origem: Latina

Outras Informações do Nome Imaculada

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.