Iberê

Significado do Nome Iberê

Iberê: Significado “rio que se arrasta” ou “rio rasteiro”.

Iberê é um nome de origem indígena que nasce como um hipocorístico (termo afetivo) de Itiberê.

Surge do tupi e é utilizado na maior parte das vezes como sobrenome, muito embora também seja um prenome.

O significado do seu nome resulta da junção dos elementos ü, que significa “rio”, e tiri’ri, que significa “arrastar-se”.

Assim, tem o sentido de “rio que se arrasta” ou “rio rasteiro”.

O nome, categorizado como indígena, pode ser classificado também como um nome original. Isso porque são poucos os seus portadores.

De acordo com o Censo Demográfico 2010 esse número não ultrapassava os 575 registros. A maior incidência decorreu na década de 60.

Trata-se de um bonito nome masculino. Sua beleza decorre da sua sonoridade agradável e principalmente pelo fato de refletir a valorização da nossa cultura.

Isso porque os nomes indígenas são considerados símbolos da identidade nacional, motivo pelo qual não chegaram a ser discriminados, tal como aconteceu com os nomes africanos.

Tem destaque com esse nome Iberê Bassani de Camargo (1914-1994). Iberê foi um pintor e professor nascido no Rio Grande do Sul, estado brasileiro que por coincidência, ou não, apresenta a maior taxa de incidência do nome.

Origem do Nome Iberê

Origem: Tupi, Indígena

Outras Informações do Nome Iberê

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.