Giovanni

Significado do Nome Giovanni

Giovanni: Significa "Deus é cheio de graça", "agraciado por Deus", "Deus perdoa" ou "a misericórdia de Deus".

Giovanni é uma variante masculina do nome João, que se originou a partir do hebraico Iohanan, ​composto pela união dos elementos Yah que significa “Javé", "Jeová", "Deus” e hannah que quer dizer “graça” e significa “Deus é gracioso", "agraciado por Deus", "a graça e misericórdia de Deus" ou "Deus perdoa”.

A raiz etimológica deste nome foi encontrada em Portugal em documentos datados do século IX, na forma Ioannes.

Este nome italiano também foi bastante popular na Inglaterra durante a Idade Média, e no final deste período denominava quase um quinto dos pequenos ingleses.

No Brasil, Giovanni é um nome bastante popular, assim como a variante Giovani ou Geovani. As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Gio, Gian, Gianni, Vani ou Gi, por exemplo.

Entre as personalidades históricas mais importantes com este nome destaca-se o poeta e crítico literário italiano Giovanni Boccaccio (1313 - 1375), autor da obra Decamerão. 

Outra importante Giovanni na história foi o astrônomo e matemático Giovanni Cassini (1625-1712), primeiro a observar quatro das luas do planeta Saturno. No Renascimento, Giovanni Bellini se destacou como pintor.

Origem do Nome Giovanni

Origem: Hebraica, Italiana

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Giovanni

Outras Informações do Nome Giovanni

Giovanni

Derivações do Nome Giovanni

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.