Gabrielle

Significado do Nome Gabrielle

Gabrielle: Significa "mulher forte de Deus", "enviada de Deus", "Deus é a minha força", "mulher devotada a Deus", "mulher robusta de Deus" e "heroína de Deus".

É a versão francesa do nome Gabriela, por sua vez uma das variações femininas de Gabriel, assim como Gabriele e Gabriela.

A origem do nome é hebraica e significa "homem forte de Deus". No feminino, Gabriela assume o sentido de "mulher forte de Deus".

Outros significados atribuídos ao nome Gabrielle são: "enviada de Deus", "Deus é a minha força", "mulher devotada a Deus", "mulher robusta de Deus" e "heroína de Deus".

A variante masculina do nome apareceu na Inglaterra pela primeira vez por volta do século XII como Gabel e Gabell. Porém, durante a Idade Média, a forma feminina Gabrielle passou a ser normalmente utilizada para designar nomes de ambos os sexos.

Na tradição hebraica Gabriel é um dos sete arcanjos de Deus e é mencionado várias vezes na Bíblia, tanto no novo como no velho testamento.

No velho testamento, o arcanjo Gabriel apareceu ao profeta Daniel, e no novo testamento, anunciou o nascimento de Jesus Cristo à Maria. Assim sendo, Gabriel é conhecido nas histórias bíblicas como o anjo portador de boas notícias. 

O anjo Gabriel para os islâmicos foi quem ditou o Alcorão a Maomé como mensageiro de Deus.

No Brasil, o nome Gabriela e suas variantes, ficou bastante popular com a novela "Gabriela, Cravo e Canela", do escritor baiano Jorge Amado. 

Origem do Nome Gabrielle

Origem: Hebraica, Francesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Gabrielle

Gabrielle

Derivações do Nome Gabrielle

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.