Ferreira

Significado do Nome Ferreira

Ferreira: Significa “que vem da terra rica em ferro”, “ferreiro”, “o que trabalha com ferro”.

Ferreira é um sobrenome que pertence à onomástica da língua portuguesa, classificado como de origem toponímica – a partir de uma região geográfica.

Este nome teria surgido por volta do século XI na região da Península Ibérica.

Teoricamente, as primeiras famílias com este nome seriam proveniente da vila de Ferrera, em Castela (atualmente conhecida por Herrera de Rupisverga, na Espanha).

O fundador da família Ferreira em Portugal teria sido D. Fernando Álvares Ferreira, senhor do Paço de Ferreira, na freguesia de São João de Eiriz, na comarca de Aguiar de Sousa.

Outra hipótese surge que o nome Ferreira, como muitos outros nomes ligados as profissões, começou provavelmente por ser um apelido das pessoas com essa profissão, e mais tarde passou a ser adotado pelas próprias pessoas como nome de família.

Em termos heráldicos, o símbolo da família Ferreira portuguesa (que são as raízes dos Ferreiras que habitam o Brasil) é um avestruz vermelho com uma ferradura de ouro no bico.

O vermelho e o ouro são as principais cores da família Ferreira.

Origem do Nome Ferreira

Origem: Portuguesa

Locais com o Nome Ferreira

Outras Informações do Nome Ferreira

Ferreira

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.