Eliseu

Significado do Nome Eliseu

Eliseu: Significa “Deus é salvação”, "Meu Deus é salvação", “Deus é o meu auxílio”; “do Elísio”.

O nome Eliseu possui dois significados atribuídos de origens diferentes. Pode ter vindo do hebraico Elisha como resultado da junção dos elementos El, que significa “Deus” e yésha, que significa “salvação”, que quer dizer literalmente “Deus é salvação”, por extensão, "Meu Deus é salvação", “Deus é o meu auxílio”.

A outra hipótese sugere que a origem do nome pode também ser o mesmo que Elísio, do grego Elysion, significa “do Elísio”, o qual se traduz para “lugar, ou moradia, agradável”. Esse, de acordo com a mitologia grega, é o nome dado ao local para onde a alma das pessoas virtuosas, tal como a dos heróis, eram enviadas.

Trata-se, portanto, de um bonito nome predominantemente masculino, o qual é classificado como teofórico em virtude de nele constar o nome de Deus incorporado (através do elemento El). Além de refletir aproximação com o divino, exprime um forte sentimento de fé. 

Apresenta como variante gráfica Elizeu (com Z), bem como são suas formas: Eliseo, em espanhol; Elisée ou Elysée, em francês. 

De acordo com a Escritura Sagrada, Eliseu era discípulo de Elias e é considerado um dos profetas que mais realizou milagres no Antigo Testamento, tal como o fato de ter aberto o rio Jordão e o atravessar entre as águas divididas.

Origem do Nome Eliseu

Origem: Grega, Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Eliseu

Eliseu

Derivações do Nome Eliseu

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.