Dorcas

Significado do Nome Dorcas

Dorcas: Significa “gazela”, “mulher ágil”, “aquela que é rápida”.

O nome Dorcas tem origem grega e significa “gazela”.

Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo a simbologia do animal - a fêmea do cervo - que simboliza a agilidade e a rapidez, de modo que, por extensão, tem o sentido de “mulher ágil”, “aquela que é rápida”.

É o nome de uma personagem do Antigo Testamento da Escritura Sagrada, que ficou conhecida em virtude da sua dedicação aos menos favorecidos, conforme consta no relato bíblico:

Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.” (Atos 9, 36)

Simão Pedro ressuscitou Dorcas após presenciar a tristeza das pessoas que ela havia ajudado, as quais choravam a sua morte.

Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: "Tabita, levante-se". Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.” (Atos 9, 40)

Apresenta como variante gráfica Dorkas (com K).

Origem do Nome Dorcas

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Dorcas

Dorcas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.