Conceição

Significado do Nome Conceição

Conceição: Significa “fruto”, “concepção”, “fecundação”.

Conceição é um nome português de origem religiosa que surgiu a partir do latim conceptus, que quer dizer “fruto” ou “concepção”.

É um dos títulos atribuídos à Virgem Maria, como Nossa Senhora da Conceição. Está relacionado com a “imaculada concepção de Jesus Cristo”, já que Maria teria nascido sem o pecado original.

É comumente utilizado como parte de um nome composto, após o nome Maria, originando Maria da Conceição.

Em algumas regiões, Conceição é utilizado como um nome de família. A sua origem como sobrenome teria surgido na região Ibérica (Portugal e Espanha), em homenagem aos nascimentos que aconteciam durante o Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Este nome foi trazido para o Brasil através dos colonizadores portugueses. Muitos indígenas e escravos africanos receberam este nome ao serem batizados pelos padres catequizadores.

A cor azul e o dourado são consideradas as cores da família Conceição e, consequentemente, as que também representam as pessoas que têm este nome próprio.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, eram mais de 100 mil as suas portadoras. A popularidade do nome foi alcançada na década de 60.

São suas variantes Conception, em francês, e Concetta, em italiano. ​Curiosamente, Concha é o seu diminutivo espanhol.

Origem do Nome Conceição

Origem: Latina, Portuguesa

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Conceição

Outras Informações do Nome Conceição

Conceição

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.