Briana

Significado do Nome Briana

Briana: Significa  "nobre", "virtuosa", “colina” ou "aquela que é forte"

O nome Briana é a variação feminina do nome irlandês Brian, que nasceu entre o povo Celta, mais especificamente no gaélico. O nome Briana carrega, portanto, os mesmo significados de Brian: “montanha”, “colina”, “nobre”, “virtuosa” e “aquela que é forte”. 

Este nome começou a se popularizar entre os falantes da língua inglesa no século 16. Isso aconteceu devido ao lançamento do poema épico "Rainha das Fadas" em 1590. Esta obra do escritor inglês Edmund Spenser possui uma personagem forte com o nome de Briana. 

Em anos mais recentes, este belo nome feminino se popularizou nos Estados Unidos a partir da década de 1960, chegando a entrar no topo de nomes preferidos durante a década de 1990 por lá. Hoje, a versão Brianna é muito mais comum e se espalhou também para vários países do mundo.

No Brasil, Briana é ainda um nome raro, mas tem se tornado mais popular devido à sua aparição na mídia. A série de livros e TV Outlander apresenta uma personagem chamada Brianna Randall e a novela global Orgulho & Paixão também teve uma personagem com este nome.
 

Origem do Nome Briana

Origem: Celta, Irlandesa

Outras Informações do Nome Briana

Briana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.