Belarmino

Significado do Nome Belarmino

Belarmino:

Significa “belo arminho”; “natural ou habitante da cidade de Ariminun”, “natural ou habitante das proximidades do rio Ariminus”.

Belarmino é um nome que possivelmente surgiu como um sobrenome.

Com o significado “belo arminho”, arminho e Armino eram ambos formas de nomear a malha que ficava próximo ao casco do cavalo. Além do que, também servia para identificar os mamíferos de pele leve no inverno.

Armino partilha do mesmo significado de que o nome Hermínio.

Hermínio surge do latim Herminiu, que era uma forma de identificar uma família romana quando os sobrenomes ainda não existiam.

Ele teria surgido do nome de uma cidade chamada Ariminum ou de um rio chamado Ariminus. As primeiras pessoas a utilizarem-no como um nome de família teriam nascido ou habitavam essas regiões.

Personalidade Histórica

Santo Roberto Belarmino (1542-1621) foi um jesuíta italiano que desempenhou papel importante da Contra-Reforma. Foi ele quem convocou Galileu Galilei e ordenou que ele abandonasse a sua ideia em prosseguir com a defesa do heliocentrismo de Nicolau Copérnico.

Popularidade

O nome apresentou o seu maior número de registros na década de 50. A partir de então a sua popularidade começou a cair.

Na altura da pesquisa do Censo Demográfico 2010 eram 2832 os seus portadores.

Variantes

O nome também é utilizado nessa forma na língua espanhola, enquanto em francês é utilizado como Bellarmin.

Belarmina é sua variante feminina.

Origem do Nome Belarmino

Origem: Latina

Outras Informações do Nome Belarmino

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.