Apolo

Significado do Nome Apolo

Apolo: Significa “espírito do calor”.

Apolo é um nome de origem grega. Surge do grego Apóllon, que significa “espírito do calor”.

Mitologia

Esse é o nome do deus do Sol e das artes nas mitologias grega e romana. Filho de Zeus (deus dos deuses) e Leto (deusa do anoitecer), é uma das principais divindades da mitologia, conhecido por ser um dos doze deuses do Monte Olimpo.

Apolo era aquele que dirigia o carro de sol através dos céus, responsável por fazer nascer o dia e sustentar o Sol no céu.

É por esse motivo que o nome carrega a simbologia do Sol e princípio da criação.

Apolo é, ainda, o deus da música, dança, poesia e medicina. É descrito como o "deus mais belo entre todos os deuses", com uma aparência física muito atraente e sedutora.

Popularidade

O número de registros de Apolo tem aumentado gradualmente desde a década de 40. A partir de 70 nota-se um aumento mais acentuado, embora ainda sejam poucos os brasileiros assim chamados.

É o que nos mostra os dados do Censo Demográfico 2010, que registrou 2115 portadores desse nome.

Amazonas era o estado que apresentava a maior taxa de incidência na altura da pesquisa.

Variantes

De acordo com a adaptação linguística de cada país, as variantes de ​Apolo são: Apollo, em italiano, inglês, belga e holandês, e Apollon, em francês.

Apolline é sua forma feminina.

Origem do Nome Apolo

Origem: Mitológica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Apolo

Apolo

Derivações do Nome Apolo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.