Apolo
Significado do Nome Apolo
Apolo: Significa “o que não morre”, “o que dá vida”, “espírito do calor”, "destruidor", “beleza viril”.
Forte e imponente, o nome masculino Apolo tem origem grega e vários significados associados a ele. A partir dos elementos gregos apo, que significa “longe” e ollymi, que significa “morrer”, o primeiro significado associado seria “o que não morre” ou “o que dá vida”.
Outra possibilidade de origem é a partir da palavra apóllon, que significaria “espírito de calor”. A partir do verbo apollymi, que significa “destruir”, este nome poderia significar ainda “destruidor”.
Alguns estudos também apontam que o significado do nome Apolo seria “beleza viril”. Este significado estaria mais associado à figura do deus Apolo e de como ele é descrito nas histórias mitológicas.
Apolo na Mitologia Grega
Apolo é o nome do deus do sol e das artes nas mitologias grega e romana. Filho de Zeus, o deus dos deuses, e Leto, deusa do anoitecer, ele é uma das principais divindades da mitologia grega, conhecido por ser um dos doze deuses do Monte Olimpo.
Apolo era aquele que dirigia o carro de sol através dos céus, responsável por fazer nascer o dia e sustentar o sol no céu.
Apolo também é o deus da música, da dança, da poesia e da medicina. Ele é descrito como o "deus mais belo entre todos os deuses", com uma aparência física muito atraente e sedutora.
Popularidade do nome Apolo
O número de registros de Apolo tem aumentado gradualmente desde a década de 1940 ao redor do mundo. A partir de 1970, verificamos um aumento mais acentuado, embora ainda sejam poucos os brasileiros registrados com este nome.
Atualmente, o nome Apolo pode ser encontrado com maior quantidade de registros em países como Uganda, México e República Democrática do Congo.
De acordo com a adaptação linguística de cada país, as variantes de Apolo mais comuns são: Apollo, em italiano, inglês, belga e holandês, e Apollon, em francês. Apolline é a sua variante feminina.
Origem do Nome Apolo
Origem: Mitológica