Alfredo

Significado do Nome Alfredo

Alfredo: Significa “conselheiro engenhoso” ou “elfo conselheiro”.

Tem origem no germânico Alverad, formado pela união dos elementos alp, alf, que significa “gênio, alfo, duende” e rat que quer dizer “conselho” e significa “conselheiro engenhoso ou elfo conselheiro”.

Algumas fontes atribuem a sua origem ao inglês antigo, a partir dos elementos ælf e ræd que têm os mesmos significados dos termos vindo do germânico. Também pode ter sua origem relacionada com a do nome Adalfredo, a partir dos termos germânicos adal, que significa “nobre” e frid, que quer dizer “paz”, mas tal informação ainda gera muitas dúvidas e controvérsia.

O nome foi difundido através do rei da Inglaterra conhecido como “Alfredo, o Grande”. Ele reinou no século IX e foi o único rei da Inglaterra que recebeu o título “o Grande”. Se destacou por ter combatido os vikings dinamarqueses e ficou conhecido também por ter traduzido as obras de Santo Agostinho.

A sua popularidade tornou o nome Alfredo comum, mesmo quando a maioria dos nomes ingleses foi substituída pelos normandos após a conquista. Era raro no final da Idade Média, mas teve um aumento de popularidade no século XVIII.

É nome do químico e inventor sueco Alfred Nobel, criador do prêmio que leva o seu nome e conhecido também por ter inventado a dinamite.

Origem do Nome Alfredo

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Alfredo

Alfredo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.