Yoná

Significado do Nome Yoná

Yoná: Significa “pomba”, “a anunciadora da paz”.

Tem origem no nome hebraico Yonah, que significa literalmente “pomba” e partilha do mesmo étimo do nome masculino Jonas, que por sua vez relaciona-se com Iohanan, João em português.

Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo a simbologia da pomba - ave sagrada que simboliza a paz e é a maior referência ao Espírito Santo. 

Afinal, foi uma pomba que, com um ramo de oliveira no bico, mostrou a Noé que o Dilúvio havia chegado ao fim, bem como no momento em que Jesus estava sendo batizado o Espírito Santo, sob a forma de uma pomba, desceu dos céus anunciando que aquele era o filho de Deus.

Jonas é o nome de um livro do Antigo Testamento da Escritura Sagrada. É popular a passagem bíblica do profeta Jonas e a Baleia, que foi salvo por Deus ao ser engolido por uma baleia, ou um grande peixe:

Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12,40)

Apresenta como variante gráfica Ioná, bastante popular no nosso país e, ainda, embora com menos frequência, Yonah.

Origem do Nome Yoná

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Yoná

Yoná

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.