Yoná
Significado do Nome Yoná
Yoná: Significa “pomba”, “a anunciadora da paz”.
Tem origem no nome hebraico Yonah, que significa literalmente “pomba” e partilha do mesmo étimo do nome masculino Jonas, que por sua vez relaciona-se com Iohanan, João em português.
Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo a simbologia da pomba - ave sagrada que simboliza a paz e é a maior referência ao Espírito Santo.
Afinal, foi uma pomba que, com um ramo de oliveira no bico, mostrou a Noé que o Dilúvio havia chegado ao fim, bem como no momento em que Jesus estava sendo batizado o Espírito Santo, sob a forma de uma pomba, desceu dos céus anunciando que aquele era o filho de Deus.
Jonas é o nome de um livro do Antigo Testamento da Escritura Sagrada. É popular a passagem bíblica do profeta Jonas e a Baleia, que foi salvo por Deus ao ser engolido por uma baleia, ou um grande peixe:
“Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12,40)
Apresenta como variante gráfica Ioná, bastante popular no nosso país e, ainda, embora com menos frequência, Yonah.
Origem do Nome Yoná
Origem: Hebraica