Ubiratan

Significado do Nome Ubiratan

Ubiratan: Significa “madeira forte”, “lança dura” ou "tacape forte".

Tem origem no tupi e é formado pela junção das palavras übü'ra, que significa “pau” ou “tacape” e á'tã, que significa “duro”, do qual resulta o significado “madeira forte”, “lança dura” ou "tacape forte". 

Esse era o nome dado pelos índios a uma árvore cuja madeira é bastante resistente e era utilizada não só para fazer objetos, tal como armas (exemplo do tacape - espécie de espada) e instrumentos musicais, como também para fins medicinais.

Assim, o nome Ubiratan carrega consigo não só as qualidades de bravura e valentia inerentes ao homem indígena, como o caráter de importância, em decorrência de a madeira ser essencial, indispensável para esse povo.

As pessoas registradas com esse nome são normalmente chamadas, de forma afetiva, de “Bira”.

São variantes gráficas desse nome predominantemente masculino: Ubiratã e Ubiratam (com M no final).

Dentre as pessoas que se destacam com esse nome, podemos citar o Coronel Ubiratan (Ubiratan Guimarães) - policial militar com o cargo de coronel responsável pela invasão do Carandiru em 1992 e que em 1996 foi encontrado morto em sua casa - e, ainda, Ubiratan Aguiar - Ministro do Tribunal de Contas da União no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Origem do Nome Ubiratan

Origem: Tupi, Indígena

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Ubiratan

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.