Tristão

Significado do Nome Tristão

Tristão: Significa “pessoa agitada ou barulhenta”.

Tristão é um nome masculino de origem céltica. Surge como Drustan, de drust, que significa literalmente “algazarra”. Assim, apesar da sua sonoridade sugerir tristeza, o nome tem o sentido de agitação ou excitação.

Categorizado como um nome medieval, também é encontrado como sobrenome.

Personagem lendária

Tristão é o nome de um cavaleiro apaixonado por uma princesa de nome Isolda. A história desse amor, que recebe o nome de Tristão e Isolda, é uma lenda de origem medieval.

Personalidades históricas

Tristão Cunha (1460-1540) é o nome de um navegador português.

Tristão de Ataíde é o pseudônimo de Alceu Amoroso Lima (1893-1983), escritor brasileiro que ocupou a cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras.

Popularidade

Pelo fato de ser um nome raro, pode ser uma boa opção para quem procura nomes originais.

De acordo com o Censo Demográfico 2010 o número de registros foi maior na década de 50, a partir de quando começou a se reduzir.

Na altura da pesquisa esse número não ultrapassava 200 registros em todo o Brasil, sendo mais incidente no estado do Rio Grande do Sul.

Variantes e forma feminina

São suas variantes Tristán, em espanhol, e Tristano, em italiano. A variante francesa Tristan foi influenciada pela palavra triste.

Tristana é a sua forma feminina.

Origem do Nome Tristão

Origem: Celta

Outras Informações do Nome Tristão

Tristão

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.