Sansão

Significado do Nome Sansão

Sansão: Significa “pequeno sol”, “como o sol” ou “homem de força descomunal”.

Sansão é um nome masculino que se originou a partir do hebraico shimshoun, um diminutivo do termo shemesh, que significa “sol”. Portanto, o significado real do nome seria “solzinho” ou “pequeno sol”.

Este nome ainda ganhou variações na língua árabe (Shamshun, Samsun) e no grego (Sampson), antes de chegar à língua portuguesa sobre a forma de Sansão.

O nome Sansão é bastante popular por causa de uma personagem bíblica, relatava no livro de Juízes do Antigo Testamento da Bíblia.

Sansão era líder dos israelitas contra os filisteus, conhecido por ser portador de uma força física descomunal.

De acordo com a lenda, Sansão era abençoado com os dons do Espírito Santo e a chave para todo o seu poder estava representado nos seus cabelos.

A história conta que Dálila, esposa de Sansão, traiu o marido ao cortas os seus cabelos enquanto dormia, fazendo-o perder toda a sua força especial.

Este nome é adotado na Europa desde a Idade Média, sendo revivido durante o século XVII, principalmente entre os Puritanos.

As pessoas batizadas com este nome, normalmente, costumam receber alguns apelidos carinhosos, como Sami ou Sam.

Origem do Nome Sansão

Origem: Hebraica

Outras Informações do Nome Sansão

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.