Ribeiro

Significado do Nome Ribeiro

Ribeiro: Significado "rio pequeno", "riacho"

O nome Ribeiro é um sobrenome comum na língua portuguesa. Com origem na região da Península Ibérica, este nome surgiu a partir do latim ripariu​, que significa "rio pequeno", "pequena passagem de água" ou "passagem de rio". 

De acordo com a onomástica - ciência que estuda os nomes próprios - Ribeiro é classificado como um sobrenome toponímico, ou seja, que se originou a partir de uma localização geográfica específica.

A família Ribeiro em Portugal teria se originado como uma referência à um pequeno riacho que existia em suas propriedades, sendo conhecidos na região por causa desse detalhe geográfico. 

Variações do nome Ribeiro surgiram com o passar dos anos, sendo a mais comum o sobrenome Ribeira.

De acordo com documentos históricos, o nome Ribeiro teria surgiu em meados do ano 750 d.C, com o rei D. Fruella II, sendo transmitido através das gerações até chegar à burguesia portuguesa por volta do ano 1005. 

Estima-se que o nome Ribeiro chegou ao Brasil ainda durante as primeiras expedições de colonização portuguesa, entre o século XV e XVI. 

Origem do Nome Ribeiro

Origem: Latina, Portuguesa

Outras Informações do Nome Ribeiro

Ribeiro

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.