Pinto

Significado do Nome Pinto

Pinto: Significa "pintado", "marrom" ou "pessoa de pele bronzeada"

Pinto é um sobrenome que se originou na Península Ibérica, ou seja, Portugal e Espanha, se destacando principalmente nas terras portuguesas. O nome teria surgido a partir do português arcaico pinto, que seria o ​particípio passado sincopado do verbo pintar.

Assim sendo, Pinto estaria relacionado com o ato de pintar ou a algo que foi pintado. 

De acordo com a história da família Pinto, os primeiros a adotarem este nome seriam os descendentes de judeus morenos que vivam na Península Ibérica, os serfaditas. 

Os lusos, habitantes da região Ibérica descendentes dos celtas e considerados os primeiros portugueses, segundo conta a história, teriam ficado admirados com a tonalidade da cor de pele dos serfaditas, judeus que chegavam da árabia. 

Os lusos pensavam que os serfaditas eram pintados de marrom e por isso tinham aquela cor, diferente da etnia caucasiana dos primeiros portugueses.

No Brasil, o sobrenome Pinto é bastante comum. Muitas pessoas não gostam deste nome de família, devido a sua denotação com o órgão sexual masculino. No entanto, este sobrenome deve ser encarado com orgulho, pois representa uma longa e interessante descendência histórica. 

Entre as personalidades mais populares com este nome está o cartunista, escritor e desenhista brasileiro Ziraldo Alves Pinto

Origem do Nome Pinto

Origem: Portuguesa

Locais com o Nome Pinto

Outras Informações do Nome Pinto

Pinto

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.