Omar

Significado do Nome Omar

Omar: Significa “o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida”, “homem ilustre pela riqueza”.

Omar é um nome que tem pelo menos dois étimos, um dos quais provém do árabe ámara, que significa viver muito, por extensão “o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida”.

O outro étimo é germânico, do nome Otmar, que resulta da junção dos elementos ot, que significa “riqueza” e mar, que significa “ilustre”, tendo o sentido de “ilustre pela riqueza”. Desse étimo, o nome Audomário carrega o mesmo significado.

Trata-se de um bonito nome predominantemente masculino que reflete vida, vitalidade, vigor, disposição, atributos que destacam as pessoas entre as demais. Além disso, de acordo com o segundo étimo, distingue as pessoas mediante as riquezas detidas - quer materiais, mas especialmente as imateriais.

Omar é um personagem bíblico, neto de Esaú, conforme consta no Antigo Testamento:

Foram estes os chefes dentre os descen­dentes de Esaú:

Os filhos de Elifaz, filho mais velho de Esaú:

Temã, Omar, Zefô, Quenaz,” (Gênesis 36,15)

Omar, ou Umar, ibn al-khattab (586-644) foi um poderoso governante muçulmano que se converteu ao Islamismo após ter sido veemente contra a Maomé.

Esse nome, popular no nosso país, tem como variante feminina Omara.

Origem do Nome Omar

Origem: Árabe, Germânica

Outras Informações do Nome Omar

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.