Octavio

Significado do Nome Octavio

Octavio: Significa "oitavo", "oitavo filho".

Tem origem do latim Octavius, da palavra romana octavus, que significa "oitavo".

Esse era o nome dado pelos romanos para designar o "oitavo filho".

Foi o nome original da família do primeiro imperador romano César Augusto, cujo nome completo era Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus (63 a.C.- 14 d.C.).

O período de governação do fundador do império romano é conhecido como "idade do ouro" do classicismo romano. Isso porque muitos trabalhos artísticos foram desenvolvidos durante a sua soberania.

O nome dessa personalidade histórica se destacou pelos feitos realizados em Roma, motivo pelo qual o nome se tornou popular. No Brasil são bastante comuns nomes compostos tais como Otávio César ou Otávio Augusto.

Octávio Paz (1914-1998) é o nome do escritor mexicano que foi congratulado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1990. Octávio Paz é considerado um dos maiores poetas da língua espanhola.

Os meninos assim registrados podem ser afetivamente chamados de Oto, Tato ou Tavinho.

No nosso país é mais comum que o nome seja grafado com acento ou, ainda, com a forma Otávio, bem como Othavio.

Esse nome masculino apresenta as formas Ottàvio, em italiano, e Octave, em francês, enquanto em espanhol a sua forma é Octavio.

Apresenta como forma feminina Octávia.

Origem do Nome Octavio

Origem: Latina, Romana

Outras Informações do Nome Octavio

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.