Octavio

Significado do Nome Octavio

Octavio: Significa "oitavo".

Tem origem do latim Octavius, da palavra romana octavus, que significa oitavo. 

Esse era o nome dado pelos romanos para designar o "oitavo filho".

Foi o nome original da família do primeiro imperador romano César Augusto, cujo nome completo era Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus (63 a.C.- 14 d.C.). O período de governação do fundador do império romano é conhecido como "idade do ouro" do classicismo romano, em virtude dos trabalhos artísticos desenvolvidos na altura.

Em virtude do nome dessa personalidade histórica que se destacou pelos feitos realizados em Roma durante a sua soberania que durou quatro décadas, no Brasil é bastante popular nomes compostos como Otávio César ou Otávio Augusto.

Octávio Paz (1914-1998) é o nome do escritor mexicano que foi congratulado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1990, sendo, assim, considerado um dos maiores poetas da língua espanhola.

Os meninos assim registrados podem ser afetivamente chamados de Oto, Tato ou Tavinho.

No nosso país é mais comum que o nome seja grafado com acento ou, ainda, com a forma Otávio, bem como Othavio. 

Esse nome predominantemente masculino apresenta as formas Ottàvio, em italiano e Octave, em francês, enquanto em espanhol a sua forma é Octavio.

Apresenta como forma feminina Octávia.

Origem do Nome Octavio

Origem: Latina, Romana

Outras Informações do Nome Octavio

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.