Nelson

Significado do Nome Nelson

Nelson: Significa “filho de Neil”, “filho do campeão” ou “filho da nuvem”.

O nome Nelson tem origem na expressão vinda do inglês Neil´s son, formada pela união do nome Neil com a partícula son, que quer dizer “filho”, criando o significado de “filho de Neil”.

O nome Neil, por sua vez, vem do anglo-saxão Neil ou Niel, que deriva provavelmente da palavra niadh que quer dizer “campeão” ou “nuvem”.

O nome Nelson apareceu na Inglaterra como um sobrenome e chegou a ser adotado como nome próprio principalmente em homenagem ao almirante britânico Horatio Lord Nelson, que viveu entre os anos de 1758 e 1805, e ficou conhecido pelas vitórias nas Guerras Napoleônicas, especialmente pela Batalha de Trafalgar, que o consagrou como um herói inglês, mesmo tendo sido assassinado.

Tem como portador famoso o líder sul-africano Nelson Mandela, reconhecido como um dos mais importantes representantes da luta contra o preconceito racial na África. Pelas suas ações, Mandela recebeu em 1993 um Prêmio Nobel da Paz.

No Brasil, o maior ícone artístico com este nome foi Nélson Gonçalves, cantor e compositor que fica em terceiro lugar no ranking de músico que mais vendeu álbuns da história brasileira.

Aliás, na língua portuguesa é comum o uso do acento agudo em Nélson.

Origem do Nome Nelson

Origem: Inglesa

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Nelson

Locais com o Nome Nelson

Outras Informações do Nome Nelson

Nelson

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.