Maurício

Significado do Nome Maurício

Maurício: Significa "mouro", "aquele que tem a pele escura".

Maurício é um nome com origem no latim Mauriciu, que deriva de Mauru, palavra que deu origem ao nome Mauro, que quer dizer literalmente "mouro" e, por extensão, pode ser atribuído à Maurício o significado de "aquele que tem a pele escura".

Mouro é o nome utilizado para designar os antigos habitantes da Mauritânia, um país localizado no noroeste da África, que por terem a pele escurecida, seu nome também significa "escuro”, “negro".

Maurício é nome de um santo do século III, que segundo a tradição, foi um líder da Legião Tebana, um grupo de mais de seis mil homens que teriam convertido inúmeras pessoas ao cristianismo.

São Maurício foi martirizado por não ter aceitado adorar os deuses romanos e em razão da sua liderança é conhecido como o padroeiro dos soldados.

O nome Maurício foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, através da forma Meurisse​, relativamente comum na Idade Média também como Morris.

Apareceu em Portugal em documentos datados do século XII, e na Irlanda é utilizado para substituir o nativo Moriertagh, e pode ser relacionado com o significado de "guerreiro do mar".

No Brasil, uma das personalidades mais populares com este nome é o cartunista e empresário brasileiro Maurício de Sousa, conhecido por ter criado a série de revistas em quadrinho da “Turma da Mônica”.

Origem do Nome Maurício

Origem: Latina

Outras Informações do Nome Maurício

Maurício

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.