Josué

Significado do Nome Josué

Josué: Significa “Deus é a salvação”, "Javé é salvação" ou “Jeová é auxílio”.

O nome Josué tem origem a partir do hebraico Yehoshu’a ou Yesua, que significa “Deus é salvação”. Possuindo o mesmo significado de Jesus, forma aramaica de Josué, esse é, assim um dos nomes dados para Jesus antigamente. 

Trata-se de um bonito nome predominantemente masculino que reflete uma aproximação com o divino.

No Velho Testamento, Josué foi um dos 12 espiões enviados à Canaã por Moisés e tornou-se líder do povo de Deus depois que Moisés morreu. O famoso Livro de Josué, ou Livro de Yehoshua, narra a história da invasão à terra de Canaã, sob a liderança de Josué:

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Josué 1:1,2)

Originalmente, Josué era chamado na história da Bíblia pelo nome de Oséias. No entanto, foi Moisés o responsável por mudar o seu nome, passando a chamá-lo de Josué. 

Os meninos registrados com esse nome podem ser afetivamente chamados de Zé ou Zué.

No nosso país, tem destaque Josué de Castro (1908-1973). Entre tantas ocupações, foi médico, nutrólogo, cientista social e, especialmente, ficou conhecido internacionalmente em virtude do seu combate à fome no mundo.

Origem do Nome Josué

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Josué

Josué

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.