Ítalo

Significado do Nome Ítalo

Ítalo: Significa “touro”, “vitelo” ou “o italiano”.

Ítalo é um nome de origem grega. Surge da palavra italós, que quer dizer literalmente “touro” ou “vitelo”.

É possível que a origem do nome Ítalo esteja relacionada com a lenda dos gêmeos Rômulo e Remo.

De acordo com a mitologia romana, ambos foram deixados nas águas do rio Tibre e acabaram sendo encontrados por uma loba, que os amamentou enquanto bebês.

Ao procurarem por suas origens, Rômulo e Remo tentaram fundar duas cidades, as quais deram respectivamente os nomes de Roma e Remora.

Por não chegarem a um acordo, tal desentendimento foi finalizado com a morte de Remo, dando a oportunidade da fundação de Roma por Rômulo, que a governou por 38 anos.

Segundo a lenda, o nome do país Itália teria surgido a partir do nome do pai de Rômulo e Remo, que se chamaria Italus.

Assim, ítalos era a forma como eram chamadas as pessoas nascidas ou os habitantes da região onde se localiza a Itália. A palavra tem o mesmo sentido que "italiano".

Este belo nome masculino é muito apreciado pelos brasileiros devido ao seu significado relativo à força e à vitalidade, características inerentes aos touros.

As pessoas batizadas com este nome costumam receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Lio ou Lilo, por exemplo. 

Origem do Nome Ítalo

Origem: Grega

Outras Informações do Nome Ítalo

Derivações do Nome Ítalo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.