Iolanda

Significado do Nome Iolanda

Iolanda: Significa “violeta”.

O nome Iolanda surge a partir do latim viola, que por sua vez, tem origem no grego íole. Tem como significado “violeta”.

Na botânica, Violeta designa uma flor que se destaca pela sua beleza e que é conhecida em praticamente todo o mundo. No campo dos símbolos, a cor violeta representa equilíbrio e lucidez.

Assim, estamos diante de um bonito nome predominantemente feminino que reflete a simbologia das flores que, entre outros, compreende perfeição e juventude. É possível que tais atributos sejam transferidos às pessoas que recebam esse nome de batismo.

Santa Iolanda (1235-1298) entrou para o convento com sua irmã após terem ficado viúvas. Durante sua vida foi uma pessoa de bons costumes, humilde e bondosa. Era filha do rei da Hungria e sobrinha de Santa Isabel da Hungria. É especialmente venerada na Polônia, uma vez que seu esposo era polonês e lá ganhou a simpatia das pessoas.

As meninas assim registradas costumam ser afetivamente chamadas de Lola ou Iola.

Aparecendo na Idade Média como Violante, que deu origem ao francês Yolande, Iolanda é também a variante em português e em italiano para o nome espanhol Yolanda.

Foi um nome utilizado pelas famílias reais da Hungria, na forma Jolanta, e da Espanha, como Violante.

Origem do Nome Iolanda

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Iolanda

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.