Flora

Significado do Nome Flora

Flora: Significa “florida”, por extensão, “repleta de beleza”, “perfeita”.

O nome Flora surge a partir do latim Flora, que derivado de flor, floris e significa “florida”, “cheia de flores”.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome que carrega atributos de desenvolvimento e prosperidade, além de refletir as características inerentes às flores, especialmente no que respeita à beleza e perfeição, de modo que, por extensão, o nome tem o sentido de “repleta de beleza”, “perfeita”.

É utilizado dessa forma na Espanha e é um nome popular na Escócia, embora tenham sido os franceses os primeiros a fazerem uso desse nome no período renascentista.

Na mitologia romana, Flora (Clóris para os gregos) era uma ninfa que era a deusa das flores e da primavera. Santa Flora, por sua vez, é o nome de uma mártir nascida em Córdova. Foi presa e, mais tarde, decapitada pelos mouros por ser apanhada praticando o Cristianismo.

As meninas registradas com esse nome predominantemente feminino podem ser afetivamente chamadas de Flor e, embora, algumas fontes indiquem, o nome não deve ser admitido com o sentido equivalente a Flória, que significa “descendente de Flora”, tal como Florina.

Apresenta como variantes: Flóris, em português; Fiora, em italiano e Florys ou Flower, em inglês.

Origem do Nome Flora

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Flora

Flora

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.