Ester

Significado do Nome Ester

Ester: Significa "estrela".

Tem origem no nome hebraico Esther​, que tem relação com o sentido do persa Stara, do caldeu Ishtar​, do hitita Shittar e do latim Stella. Seu significado é, literalmente, "estrela".

Este bonito nome feminino reflete o simbolismo celeste inerente a esse astro. Tem, portanto, o sentido de luz, perfeição, esperança, divino.

Na Mitologia 

À medida que Ishtar​ é a deusa da beleza e do amor - tal como Afrodite, na mitologia grega - Ester carrega consigo as características dessas mesmas deusas.

Na Bíblia

Ester é nome de uma personagem bíblica, que tem sua história contada no livro do Antigo Testamento, o qual leva o seu nome.

Ela era a esposa hebreia de Assuero, rei da Pérsia, e ficou conhecida por ter salvado os judeus do extermínio que teria sido ocasionado pelo conselheiro real Haman.

O nome original de Ester era Hadassa, o qual supostamente teria sido mudado em decorrência da sua beleza. Por esse motivo, há autores que atribuem a ambos os nomes o mesmo significado. No entanto, esses nomes não têm relação etimológica. Hadassa significa “murta”, “proteção”.

Popularidade

Tem sido utilizado pelos falantes de língua inglesa desde a Reforma Protestante. Nos Estados Unidos teve um aumento de popularidade no final do século XIX com o nascimento da filha do ex-presidente americano Grover Cleveland.

Variantes

São suas variantes gráficas Esther e Hester.

Origem do Nome Ester

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Ester

Ester

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.