Douglas

Significado do Nome Douglas

Douglas: Significa "rio escuro", "águas negras", "aquele que veio das águas escuras", “habitante, ou que tem origem, do local próximo ao rio escuro”.

O nome Douglas surge a partir do sobrenome escocês Doubghlas, que significa literalmente "rio escuro" ou "águas negras".

Etimologicamente, Doubghlas surgiu a partir da junção da palavra dubh, do gaélico "escuro", e glais, palavra também de origem gaélica, que significa "água" ou "rio", da qual resulta "rio escuro", "águas negras".

Douglas era inicialmente apenas o nome de um rio, mas depois começou a ser usado como sobrenome de um clã escocês.

De acordo com a onomástica - ciência responsável em estudar a origem dos nomes próprios - Douglas pode ser classificado como um nome toponímico, pois se tornou um sobrenome de família devido a uma referência geográfica. 

Popularidade

O nome Douglas somente começou a ser usado na Inglaterra como primeiro nome a partir do século XVI e ganhou popularidade no Brasil nas últimas três ou quatro décadas.

São milhares os seus portadores brasileiros. De acordo com o Censo Demográfico 2010, mais de 260 mil.

Termo Afetivo

Os meninos registrados com esse bonito nome masculino podem ser afetivamente chamados de Doug. 

Em inglês o nome pode também ser encontrado na forma Douglass (com 2 S).

Origem do Nome Douglas

Origem: Escocesa, Gaélica

Locais com o Nome Douglas

Outras Informações do Nome Douglas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.