Denise

Significado do Nome Denise

Denise: Significa “seguidora de Dionísio”, “criadora das águas; o que dá origem à água, o que dá origem ao dia e à noite”.

Trata-se de um nome francês, feminino de Dênis, o mesmo que Dionísio. Este, do grego Dionysios, nome do deus do vinho, remonta ao sânscrito dyúnis, dyúniso.

É formado pelos elementos dyu, que significa “o céu pai, espírito, dia”, e nis, nisa, que significa “noite, água”.

Assim, como resultado dessa junção, o nome significa “criador das águas", "o que dá origem à água", "o que dá origem ao dia e à noite”.

Nesse sentido, carrega consigo a simbologia da água. Por esse motivo, remete à origem da vida, bem como ao crescimento, plenitude e declínio, ou seja, essencialmente o ciclo da vida.

Muito popular na Inglaterra desde o século XII, o nome tem como variantes Dinisa e Dionísia, em português, Denisa e Denisse, em espanhol, Denice e Denyse, em inglês.

Denize (com Z) é sua variante gráfica.

As mulheres batizadas com esse nome são carinhosamente chamadas pelo termo afetivo Dê.

Denise é uma recente cidade brasileira localizada no estado do Mato Grosso.

Surgiu a partir do loteamento de um terreno cujo dono do projeto o resolveu nomear com o nome de sua filha. Foi elevada à categoria de município em 1982.

Origem do Nome Denise

Origem: Francesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Denise

Denise

Derivações do Nome Denise

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.