Athos

Significado do Nome Athos

Athos: Significa “agudo”.

Athos é um nome masculino cuja origem é grega. Surge do grego Áthos, possivelmente como derivação de thoós, que quer dizer literalmente “agudo”.

Nome de origem incerta pode ter vindo do nome dos rochedos localizados na Península de Salônica. Foi esse o lugar por onde Xerxes tentou invadir a Grécia e teve sua armada despedaçada.

Pode ser categorizado como um nome literário e, ao mesmo tempo, mitológico.

Isso porque é nome de um personagem da obra do romancista francês Alexandre Dumas, de 1844. Era um dos famosos três mosqueteiros, cujos nomes eram Athos, Porthos e Aramis. 

Dumas inspirou a criação do seu personagem do romance histórico Os Três Mosqueteiros em Armand de Sillègue d'Athos d'Autevielle (1615-1643).

Também é o nome de um personagem pertencente à mitologia grega. Era um gigante, filho de Gaia e de Urano que em determinado episódio derrotou Zeus, o pai dos deuses.

Atos (sem H) é sua variante gráfica. Há também a variante Hatos.

O nome tem ganhado adeptos no nosso país, sendo a sua frequência mais acentuada desde a década de 70.

De acordo com o Censo Demográfico 2010 eram 2782 os seus portadores. Tocantins é o estado que apresenta a maior taxa de incidência.

Origem do Nome Athos

Origem: Grega

Outras Informações do Nome Athos

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.