Almeida

Significado do Nome Almeida

Almeida: Significa “o glorioso”, a glória”, “conquista gloriosa”, “a planície”.

Almeida é um nome árabe formado pela junção de duas palavras: al, o mesmo que o (artigo definido) e majíd, o mesmo que glorioso ou, em sentido geográfico, o mesmo que planície.

Os primeiros registos desse nome remetem a uma conquista gloriosa, decorrente do episódio em que o nobre cavaleiro Dom Payo Guterres Amado teria tomado posse do Castelo de Almeida numa região de Portugal chamada Ribacôa, na altura em que o reino lusitano disputava território com outros reinos. A partir dessa conquista, o nome do castelo passou a ser utilizado como nome da família, cujo primeiro membro a recebê-lo foi o filho de Dom Payo, Pedro Paes de Almeida. 

Assim, além de ter sido uma “conquista gloriosa” ou uma conquista de alguém “glorioso”, tal como sugere a palavra Almeida, o seu significado remete ainda para “o castelo é uma morada gloriosa”.

Dentre os brasões das principais famílias da nobreza portuguesa encontra-se o Brasão de Armas da Família Almeida, concedido em 01/03/1494.

Trata-se, portanto, de um sobrenome de origem toponímica cuja grafia arcaica é Almeyda. É um nome corrente especialmente em Portugal, mas também no Brasil e que tem origem na própria nobreza portuguesa. 

Origem do Nome Almeida

Origem: Árabe, Portuguesa

Outras Informações do Nome Almeida

Almeida

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.