Allan

Significado do Nome Allan

Allan: Significa "pedra", "rocha", "harmonia” ou "belo" e "formoso".

Allan é a variante inglesa de Alan, um nome de significado incerto, mas que possui quatro possibilidades de origem.

Acredita-se que o nome Allan tenha vindo do gaélico Ailin, através do vocábulo ail, que quer dizer "pedra", ou "rocha".

Existe também a hipótese do nome Allan ter surgido através da palavra céltica Alun, que significa "harmonia" ou "verdadeira paz". Algumas fontes o relacionam também a uma palavra gaélica que quer dizer "belo", "formoso".

Outra provável origem para o nome Allan vem de uma tribo conhecida como os "Alans", um povo iraniano famoso por ter migrado para a Europa nos séculos IV e V.

Originalmente, este foi um nome muito utilizado graças a figura de Santo Alan (conhecida também como Alain de la Roche), sendo reintroduzido na Grã-Bretanha durante a conquista normanda, permanecendo popular durante a Idade Média.

Após muitos anos, este nome só foi reavivado em meados do século XIX.

Entre os brasileiros, Allan ou Alan são nomes masculinos bastante populares. A variante feminina deste nome (Allana ou Alana), também é muito comum no Brasil.

Uma personalidade de destaque com este nome Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, um influente escritor e autor francês, que ficou famoso por suas obras relacionadas à doutrina Espírita. 

Origem do Nome Allan

Origem: Celta, Gaélica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Allan

Allan

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.