Adão

Significado do Nome Adão

Adão: Significa "homem", "homem criado da terra (vermelha)".

A origem do nome Adão é o hebraico Adam, que significa "homem". Essa palavra está intimamente ligada com a palavra hebraica para terra, adamah.

Alguns estudiosos ainda dizem que a verdadeira origem do nome está no sânscrito Adi-Aham, palavra formada por termos diferentes: Adi, que significa "primeiro", e Aham, que pode ser traduzido para "ego". Assim, o nome significaria "o primeiro ego", o que também faz referência à história da criação do primeiro homem na Terra por Deus. 

O nome na origem sânscrita também pode significar literalmente o conceito filosófico do "eu sou", um modelo do existencialismo individual do ser humano. 

O nome se encaixa na história contada no livro de Gênesis, no Velho Testamento da Bíblia Sagrada, quando Deus, após ter criado o primeiro homem do pó da terra, resolveu chamá-lo de Adão.

O nome Adão está associado também a outra palavra hebraica 'adam, que significa "ser vermelho, da cor da terra, ou do barro", referência ao tipo de solo que existia na região da Palestina. 

Adão sempre foi um nome bastante comum, mas ficou mais popular depois da Reforma Protestante.

Existem registros do nome Adão (na forma Adam) em Portugal datados do século XIII.

Origem do Nome Adão

Origem: Hebraica, Bíblica, Sânscrita

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Adão

Adão

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.