Vanessa

Significado do Nome Vanessa

Vanessa: Significa "como uma borboleta".

O nome Vanessa foi intencionalmente criado pelo autor da obra “Cadenus e Vanessa”, o escritor irlandês Jonathan Swift.

Trata-se do anagrama do nome de sua amiga muito próxima chamada Esther Vanhomrigh. Assim, é a junção dos elementos van, o qual é retirado de seu sobrenome, e essa, que é a abreviação de Esther.

Após ter nomeado a personagem da obra do autor, que data de 1726, o nome foi utilizado pelo entomólogo dinamarquês Johan Christian Fabricius.

O entomólogo utilizou o nome Vanessa para designar um gênero de borboletas em 1807, o que deu origem ao seu significado "como uma borboleta".

Simbologia

Este nome feminino carrega consigo a simbologia desse bonito inseto que representa a transformação e a renovação, a felicidade e a beleza.

Popularidade

Era inicialmente um nome raro até o século XX - utilizado pelos cristãos por ocasião da Reforma Protestante - quando passou a aumentar sua popularidade.

Termo afetivo e Variante gráfica

Há uma série de termos afetivos para Vanessa, que tem como variante gráfica Wanessa (com W), sendo o mais popular “Nessa”.

Curiosidade

Apesar da semelhança gráfica, o nome Vanesa (com um S) não deve ser confundido com este, dado que possui origem e significado distintos.

O nome Vanesa​ tem origem escandinava e significa "senhora".

Origem do Nome Vanessa

Origem: Irlandesa

Famosos com o Nome Vanessa

Outras Informações do Nome Vanessa

Vanessa

Derivações do Nome Vanessa

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.